quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Brasileiros gostam de banana


A banana é a fruta mais consumida no Brasil e a segunda no mundo, atrás apenas da laranja. Ela ocupa a primeira posição no ranking mundial de produção de frutas, com mais de 106 milhões de toneladas. E o Brasil responde por 7 milhões de toneladas, com participação de 6,9% desse total, segundo dados do IBGE. 

O cultivo de banana tem se expandido nos últimos anos, e hoje, mais de 125 países se dedicam a essa cultura. No Brasil, as condições climáticas permitem que a fruta seja cultivada em todos os estados, durante todo o ano, atendendo tanto a demanda do consumo interno e a exportação do excedente. 

Ainda de acordo com os dados do IBGE, os maiores estados brasileiros produtores da fruta são:
 
1º lugar: Bahia com 88.147 hectares de áreas plantadas;

2º lugar: Pará com 55.152 hectares;

3º lugar: São Paulo com 54.834 hectares;

4º lugar: Minas Gerais com 46.812 hectares.  

A bananicultura no Brasil é uma alternativa de fonte de arrecadação e geração de emprego e renda. A atividade gera 500 mil empregos diretos, sendo 97% pela agricultura familiar. 

Os tipos de banana mais cultivadas no Brasil são as de mesa, como a prata, nanica, maçã e ouro. A banana é rica em fibras, potássio e vitaminas C e A. 

A banana mais consumida no Brasil é a nanica, já que essa fruta é muito usada na culinária brasileira.
 
O Rio Grande do Norte se destaca como importante produtor e exportador de banana. O Estado cultiva mais de 5.500 hectares - maior parte sob irrigação. Na Região do Vale do Assu é onde se concentra a maior produção potiguar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário